quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatorios da Jessica

RELEITURA
Na primeira semana de Criar nos foi proposta uma releitura em nossas oficinas primeiramente assistimos quatro trechos de filmes brasileiros que foram escolhidos pelos professores e fomos para sala onde ficamos sabendo que iríamos refazer o trecho do filme “Central do Brasil”.
Tivemos várias idéias para criação de um novo vídeo com mesmo contexto e com a mesma proposta social do original, mais nenhuma foi utilizada por causa da falta de insegurança e por esse ser nosso primeiro trabalho no criar.
Nosso vídeo teve um erro de gravação, pois quando achamos que havíamos terminado as gravações assistimos e vídeo e não gostamos do resultado final e então gravamos novamente. Quando assistimos o material vimos que a gravação anterior não tinha sido apagada totalmente, mais apesar de tudo ficamos sastifeitos com o resultado do nosso trabalho.
Conclusão:
A releitura foi nosso primeiro trabalho no Criar e na Oficina, entendo que foi um trabalho diagnostico para saber até que ponto tínhamos conhecimento no mundo do audiovisual. E também a conhecer como cada integrante da nossa oficina se comporta, foi uma forma de nos conhecer e nos adaptar ao Criar.


OFICINÃO
Animação
Educador: Rafael
Animação se refere pelo processo que cada fotograma de um filme, vídeo e etc., são produzidos indivualmente, pode ser desenhado por computação gráfica e/ou fotografando uma imagem desenhada repentinamente fazendo – se pequenas mudanças a um modelo
Storyboard: não tem a obrigatoriedade de representar o ator, mas sim os enquadramentos das cenas.

Produção
Educadora: Márcia
Permeia e ramifica todas as áreas do audiovisual. O audiovisual se caracteriza na arte coletiva, cada área é responsável pelo bom andamento do trabalho.
Categorias
Produtor: propriamente dito é aquele com um maior envolvimento e controle entre os vários produtores do filme.
Produtor Executivo: normalmente representante, senão presidente, da companhia que está produzindo o filme/vídeo, é o maior investidos, quem cuida das finanças.
Roteirista: quem cria o a história (roteiro), personagens e etc.
Diretor de Produção: dirige a produção e os demais produtores, com autoridade de agir em nome do time de produção. É ele quem gerencia as necessidades práticas e, juntamente com os outros diretores, que planeja o orçamento e o cronograma a ser aprovado pelo executivo.
Produtor de set / platô: um representante da companhia designado e a estar no set.
Produtor de casting / elenco: procura, pesquisa e contrata o elenco.
Produtor de locação: responsável pela locação (cenário assim como achá-la e autorizá-la.
Processos de Produção
Briefing: situação de começo. Documento contendo a descrição da situação da marca, empresa ou produto com seus problemas, oportunidades, objetivos, recursos, etc.
Orçamento: cálculo da receita e da despesa. Todo projeto precisa de um orçamento.
Decupagem: é o planejamento da filmagem, a divisão de uma cena em planos e a previsão de como estes planos vão se ligar uns aos outros através de cortes.
Pré – produção: contrata elenco e distribui a renda.
Direção de arte: é responsável pela concepção visual de toda a produção, seja filme, programa televisivo e etc. Cabe a ele orientar o trabalho da equipe de arte, que inclui o cenário, figurino, o maquiador, o aderista (produtor de objetos).

Cenografia
Educador: Antonio
É a técnica de criar e construir cenários. A cenografia conta a época em que se passa a história, conta o local da história. Pelo cenário também podemos perceber a identidade dos personagens.

Figurino
Educadora: Joana
É o traje usado por um personagem de produção artística. É o figurinista que idealiza e cria o figurino.

Cabelo e Maquiagem
Educadora: Gutta
Responsável pela criação pela criação visual de cada personagem. Compor e valorizar a imagem do personagem.

Câmera
Educador: Olindo
A oficina de captação o educador falou sobre os formatos de películas mais usados em filmes, videoclipes e as câmeras disponíveis do criar e o kit básico de câmera.

Computação Gráfica
Educador: Caio Cabelo
A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral – em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde a própria informática, ao produzir interfaces gráficas para softwares, sistemas operacionais e sites na internet, quanto a produzir animações e jogos.

Edição
Educador: Celso
Edição pode ser referente à seleção das que serão publicadas. O editor é responsável pela preparação (montagem), organização (cenas em uma produção audiovisual) e revisão dos originais. Um bom editor tem que conhecer o historia do material que ele irá editar.

Iluminação
Educador: Xuxu
Com a iluminação pode – se distribuir a energia elétrica ao set de filmagem e valorizar o cenário e seus elementos. Busca ter olhares sensíveis e críticos quanto à iluminação de um set.

Operação de Áudio
Educador: Flavio
É o universo sonoro na realização de obras audiovisuais.


VIDEO MINUTO
27/08 – Pela manhã nos foi proposto criação de vídeo de um minuto com o tema “Agora que cresci o que vou ser?". Na parte da tarde nos reunimos em G's e subdividimos o G3 em três subgrupos de mais ou menos 12 pessoas cada subgrupo. Nesta divisão foram apresentadas várias propostas de histórias cada subgrupo apresentou um tema para que fosse elaborado o roteiro final.
Mas não ficou decidido qual seria o roteiro final por causa de várias divergências de ideias dos integrantes.
30/08 – Foi decidido qual seria a base da história do roteiro e o foi separado as função que cada integrante do grupo iria exercer durante as filmagens. Também foi acordado que ninguém poderia exercer outra função da qual já fora escolhida.
31/08 – Foi decidida a história do vídeo. E no mesmo dia Diene, Anderson, Bruno e Fábio finalizaram o roteiro. Então Jessica e Fábio acertaram com a Val as locações necessárias para a produção do vídeo.

Dia das Gravações
01/09 – Nos organizamos e subdividimos as funções: Direção de arte, produção e etc.
08:00 – Um grupo foi até a Estação da Luz para gravar a passagem de tempo. Enquanto o restante do grupo se subdividiu em grupos para criação dos cenários da casa (sala de estar) e da balada.
11:00 – Gravamos a cena do banheiro em que o personagem do Danilo já se encontraria casado com a personagem da Thaís e se encontraria com uma profissão (Engenheiro).
13:40 – Começa gravação no cenário da sala, onde o personagem receberia uma ligação e logo após teria uma discussão com o pai.
15:00 – Gravamos parte do encontro dos amigos de Danilo e quando ele conheceu sua futura esposa (Thaís) na balada.
16:00 – Começamos a fazer a desprodução dos cenários.
02/09 – Os integrantes nomeados para a finalização do vídeo se reuniram na sala de Edição com a ex-aluna Renata para editar, ajustar o áudio e etc.
03/09 - A mesma equipe de finalização ajustou o áudio e incluíram os créditos.

Conclusão:
Apesar de não ter gostado muito do resultado final, foi um trabalho que exigiu um olhar mais técnico do Grupo 3 por já termos noção de cada oficina. Nosso trabalho poderia ter ficado melhor se não fossem as divergências que tivemos. Com esse trabalho entendi que no Audiovisual a equipe deve estar falando a mesma língua senão as controvérsias sempre aparecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário