RELEITURA
Na primeira semana de Criar nos foi proposta uma releitura em nossas oficinas primeiramente assistimos quatro trechos de filmes brasileiros que foram escolhidos pelos professores e fomos para sala onde ficamos sabendo que iríamos refazer o trecho do filme “Central do Brasil”.
Tivemos várias idéias para criação de um novo vídeo com mesmo contexto e com a mesma proposta social do original, mais nenhuma foi utilizada por causa da falta de insegurança e por esse ser nosso primeiro trabalho no criar.
Nosso vídeo teve um erro de gravação, pois quando achamos que havíamos terminado as gravações assistimos e vídeo e não gostamos do resultado final e então gravamos novamente. Quando assistimos o material vimos que a gravação anterior não tinha sido apagada totalmente, mais apesar de tudo ficamos sastifeitos com o resultado do nosso trabalho.
Conclusão:
A releitura foi nosso primeiro trabalho no Criar e na Oficina, entendo que foi um trabalho diagnostico para saber até que ponto tínhamos conhecimento no mundo do audiovisual. E também a conhecer como cada integrante da nossa oficina se comporta, foi uma forma de nos conhecer e nos adaptar ao Criar.
OFICINÃO
Animação
Educador: Rafael
Animação se refere pelo processo que cada fotograma de um filme, vídeo e etc., são produzidos indivualmente, pode ser desenhado por computação gráfica e/ou fotografando uma imagem desenhada repentinamente fazendo – se pequenas mudanças a um modelo
Storyboard: não tem a obrigatoriedade de representar o ator, mas sim os enquadramentos das cenas.
Produção
Educadora: Márcia
Permeia e ramifica todas as áreas do audiovisual. O audiovisual se caracteriza na arte coletiva, cada área é responsável pelo bom andamento do trabalho.
Categorias
Produtor: propriamente dito é aquele com um maior envolvimento e controle entre os vários produtores do filme.
Produtor Executivo: normalmente representante, senão presidente, da companhia que está produzindo o filme/vídeo, é o maior investidos, quem cuida das finanças.
Roteirista: quem cria o a história (roteiro), personagens e etc.
Diretor de Produção: dirige a produção e os demais produtores, com autoridade de agir em nome do time de produção. É ele quem gerencia as necessidades práticas e, juntamente com os outros diretores, que planeja o orçamento e o cronograma a ser aprovado pelo executivo.
Produtor de set / platô: um representante da companhia designado e a estar no set.
Produtor de casting / elenco: procura, pesquisa e contrata o elenco.
Produtor de locação: responsável pela locação (cenário assim como achá-la e autorizá-la.
Processos de Produção
Briefing: situação de começo. Documento contendo a descrição da situação da marca, empresa ou produto com seus problemas, oportunidades, objetivos, recursos, etc.
Orçamento: cálculo da receita e da despesa. Todo projeto precisa de um orçamento.
Decupagem: é o planejamento da filmagem, a divisão de uma cena em planos e a previsão de como estes planos vão se ligar uns aos outros através de cortes.
Pré – produção: contrata elenco e distribui a renda.
Direção de arte: é responsável pela concepção visual de toda a produção, seja filme, programa televisivo e etc. Cabe a ele orientar o trabalho da equipe de arte, que inclui o cenário, figurino, o maquiador, o aderista (produtor de objetos).
Cenografia
Educador: Antonio
É a técnica de criar e construir cenários. A cenografia conta a época em que se passa a história, conta o local da história. Pelo cenário também podemos perceber a identidade dos personagens.
Figurino
Educadora: Joana
É o traje usado por um personagem de produção artística. É o figurinista que idealiza e cria o figurino.
Cabelo e Maquiagem
Educadora: Gutta
Responsável pela criação pela criação visual de cada personagem. Compor e valorizar a imagem do personagem.
Câmera
Educador: Olindo
A oficina de captação o educador falou sobre os formatos de películas mais usados em filmes, videoclipes e as câmeras disponíveis do criar e o kit básico de câmera.
Computação Gráfica
Educador: Caio Cabelo
A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral – em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde a própria informática, ao produzir interfaces gráficas para softwares, sistemas operacionais e sites na internet, quanto a produzir animações e jogos.
Edição
Educador: Celso
Edição pode ser referente à seleção das que serão publicadas. O editor é responsável pela preparação (montagem), organização (cenas em uma produção audiovisual) e revisão dos originais. Um bom editor tem que conhecer o historia do material que ele irá editar.
Iluminação
Educador: Xuxu
Com a iluminação pode – se distribuir a energia elétrica ao set de filmagem e valorizar o cenário e seus elementos. Busca ter olhares sensíveis e críticos quanto à iluminação de um set.
Operação de Áudio
Educador: Flavio
É o universo sonoro na realização de obras audiovisuais.
VIDEO MINUTO
27/08 – Pela manhã nos foi proposto criação de vídeo de um minuto com o tema “Agora que cresci o que vou ser?". Na parte da tarde nos reunimos em G's e subdividimos o G3 em três subgrupos de mais ou menos 12 pessoas cada subgrupo. Nesta divisão foram apresentadas várias propostas de histórias cada subgrupo apresentou um tema para que fosse elaborado o roteiro final.
Mas não ficou decidido qual seria o roteiro final por causa de várias divergências de ideias dos integrantes.
30/08 – Foi decidido qual seria a base da história do roteiro e o foi separado as função que cada integrante do grupo iria exercer durante as filmagens. Também foi acordado que ninguém poderia exercer outra função da qual já fora escolhida.
31/08 – Foi decidida a história do vídeo. E no mesmo dia Diene, Anderson, Bruno e Fábio finalizaram o roteiro. Então Jessica e Fábio acertaram com a Val as locações necessárias para a produção do vídeo.
Dia das Gravações
01/09 – Nos organizamos e subdividimos as funções: Direção de arte, produção e etc.
08:00 – Um grupo foi até a Estação da Luz para gravar a passagem de tempo. Enquanto o restante do grupo se subdividiu em grupos para criação dos cenários da casa (sala de estar) e da balada.
11:00 – Gravamos a cena do banheiro em que o personagem do Danilo já se encontraria casado com a personagem da Thaís e se encontraria com uma profissão (Engenheiro).
13:40 – Começa gravação no cenário da sala, onde o personagem receberia uma ligação e logo após teria uma discussão com o pai.
15:00 – Gravamos parte do encontro dos amigos de Danilo e quando ele conheceu sua futura esposa (Thaís) na balada.
16:00 – Começamos a fazer a desprodução dos cenários.
02/09 – Os integrantes nomeados para a finalização do vídeo se reuniram na sala de Edição com a ex-aluna Renata para editar, ajustar o áudio e etc.
03/09 - A mesma equipe de finalização ajustou o áudio e incluíram os créditos.
Conclusão:
Apesar de não ter gostado muito do resultado final, foi um trabalho que exigiu um olhar mais técnico do Grupo 3 por já termos noção de cada oficina. Nosso trabalho poderia ter ficado melhor se não fossem as divergências que tivemos. Com esse trabalho entendi que no Audiovisual a equipe deve estar falando a mesma língua senão as controvérsias sempre aparecerão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário